Notícias Locais

Especialista abre o jogo sobre a metodologia que ajuda milhares de pessoas a superarem o medo de falar em público de forma prática e rápida.

Após anos sofrendo com a timidez, medo e a vergonha ao falar em público, o especialista de oratória, Yang Mendes, encontrou uma fórmula extremamente eficaz para superar o medo e a insegurança ao falar em público.

Por Louise Cardoso – última atualização às 15:20

E se você pudesse superar o medo de falar em público em apenas 16 horas?

Milhares de pessoas já duvidaram do treinamento do Professor Yang por conta do pouco tempo, mas ao terem contato com este conteúdo, encontraram a liberdade para se expressarem sem medo. Hoje, elas se comunicam com segurança, de maneira envolvente e assertiva…

O Mestre da Oratória, Yang Mendes, conversou com a nossa equipe e esclareceu como funciona essa metodologia revolucionária. 

Mas antes, Yang falou um pouco sobre o porquê que sentimos tanto medo de falar em público…

Por que sentimos medo de falar em público?

“Se comunicar em público com qualidade é um dos maiores temores do ser humano. Não importa a quantidade de pessoas que estejam te ouvindo.

Por muito tempo fiquei me perguntando como uma coisa tão simples e essencial,  pode se tornar um grande desafio para o ser humano…

E após superar essa dificuldade, e com base em muitos estudos de grande filósofos e estudiosos do comportamento humano, cheguei a conclusão que todo esse problema nasce do medo de fracassar, errar e principalmente de sermos julgados.

Ninguém nasce com medo de se expressar, você simplesmente aceita que o medo é maior que você.

Costumamos nos preocupar em demasia com a opinião das pessoas, até mesmo aquelas que estão ”sentadas no sofá sem fazer nada” e que já terem aceitaram o  próprio fracasso, vivendo da crítica a vida alheia.

E você nunca vencerá esse medo, se não enfrentá-lo e mostrá-lo que é você quem dita a sua vida, não ele…”

Ou seja, o medo de falar em público é criado muito mais pela nossa mente do que por qualquer outra coisa. 

O idealizador deixa claro que a dificuldade de falar em público não se trata da falta de “dom” ou algo parecido. 

Ele ainda cita que o medo de se expressar está diretamente relacionado à baixa autoestima e à falta de autoconfiança… 

Por esse motivo, quando nos sentimos inferior às outras pessoas, costumamos não conseguir nos posicionar, não conseguir dizer não e o mais preocupante: aceita tudo calado.

Essas ações colocam em risco todo o seu futuro.

Você se torna um prisioneiro do julgamento alheio e deixa pessoas que você nem se quer conhece ditarem a sua vida… 

E assim, se afasta cada vez mais da conquista dos seus sonhos.

Como se livrar de vez do medo de falar em público?

Após falar sobre o porquê que sentimos tanto medo de falar em público, o Professor Yang explica sobre como podemos nos livrar do medo de falar em público. 

Devemos procurar nos conectar a outro medo que é o medo de não realizar todo o nosso potencial como pessoas e profissionais por ter sido paralisado pelo medo de falar em público. 

Ele propõe que façamos o seguinte exercício mental: nos imaginemos chegando à velhice e analisando tudo que deixamos para trás porque tememos falar em público. 

Com essa sensação de decepção e uma certa raiva ele afirma que o medo de falar em público fica menor e conseguimos superá-lo com mais força. 

Conforme Yang nos contou, se você quer eliminar de vez o medo de falar em público, o primeiro passo é encontrar o seu medo maior. 

Aquele que ao colocar na balança o medo de falar em público x o seu medo maior – pode ser aquele medo de nunca alcançar os seus objetivos, não ter o emprego dos sonhos, não ser o orgulho dos seus pais, seja lá o medo qual for… 

Pare agora e pense… “Qual o meu medo maior?”

Falar em público ou viver décadas sem chegar a ser a sua melhor versão?

E foi exatamente esse primeiro passo que a Juliana Chieppe deu…

Após declarar:

“Jurei para mim mesma que nunca mais iria falar em público.” – Disse Juliana Chieppe. 

Durante o relato da Juliana que você verá a seguir, ela teve uma grande oportunidade na qual ela utilizou a técnica do medo maior e colocou na balança qual atitude iria aproximá-la dos seus sonhos… 

 Juliana relatou que por muito tempo sofreu com a dificuldade ao falar em público… 

Por diversas vezes, passou noites em claro por conta da ansiedade, pois precisava apresentar trabalhos e realizar seminários na faculdade de Medicina. 

Mas, em 2018, já atuando como dermatologista foi convidada por uma marca internacional para ser a representante e palestrante da marca, foi então que ela percebeu a grande oportunidade da sua vida e essa ela não poderia perdê-la para o medo de falar em público de jeito nenhum. 

“Sempre que eu pude na minha vida eu fujo dos palcos, na adolescência, na infância, quando eu virei adulta e me tornei médica. 

Eu estava num congresso e queria ir ao banheiro, eu evitava passar na frente das pessoas e ficava me segurando até o final da palestra por vergonha. Em 2018, eu fui surpreendida por uma empresa internacional – uma das maiores fabricantes de toxina botulínica do mundo – para virar palestrante deles. Porque conhecimento sempre foi muito na minha vida, mas a oratória não.

 E foi nesse momento que eu percebi que precisava investir nisso. Eu precisava de um dos melhores professores de oratória do Brasil, já que eu estava sendo contratada por uma das melhores empresas do mundo. Foi aí que eu conheci Yang. 

Então, eu só tenho a agradecer por ter me feito perder o medo das câmeras. Agradecer por ter me feito perder o medo do palco e do público. Hoje é extremamente prazeroso para mim palestrar. Eu já dei inúmeras palestras e, inclusive, estou sendo treinada para virar palestrante internacional. Todo investimento que eu fiz na minha oratória com o Professor Yang já retornou – teve um retorno super rápido – e Yang realmente é fantástico no que você se propõe a fazer.” 

Não só a Juliana teve a sua vida transformada com o método elaborado por Yang Mendes…

Robson Borges, foi contratado por duas empresas… 

Robson Borges, relatou que após ter acesso a esse método foi contratado por duas empresas e hoje é um dos dois responsáveis no Brasil pela comunicação com a imprensa da maior empresa de cibersegurança do planeta.

“Eu era uma pessoa de certa maneira tímida, mas eu comecei a entender o valor da comunicação para minha ascensão profissional, então eu comecei a fazer o Curso Essencial de Oratória, mesmo morando em outra cidade. 

Eu fui para a Eloquence por enxergar o valor de uma boa comunicação e na Escola, pois logo em seguida eu ingressei em outros treinamentos da Eloquence e mentoria com Yang.”

Mas afinal, que método matador é esse que em tão pouco tempo proporciona um grande resultado?

Antes de destrinchar o método, Yang nos contou brevemente a sua história e como ele conseguiu reunir ensinamentos para a construção deste método.

Yang é um ex-tímido, palestrante há 18 anos, fundador e professor da Escola Nº1 de Oratória do Brasil, a Eloquence Escola de Oratória. 

É formado em Administração e em Psicanálise, pós-graduado em Psicologia Analítica. Foi professor responsável pelo Curso de Extensão em Oratória da UFBA e co-autor de dois livros.  

Tem atuado como consultor em oratória para empresários, executivos, políticos, entre outros. É Practitioner em PNL, já foi professor de filosofia e sociologia..

Por muitos anos, ele:

  • Perdeu oportunidades;
  • Foi prejudicado profissionalmente por não conseguir dizer “não” para tarefas que não eram da sua função;
  • Se sentia incapaz para tudo que fizesse na vida;
  • Tinha a sua vida profissional estagnada;
  • Vivia com raiva de si mesmo por não conseguir se expressar;
  • Não vivia plenamente, pois sempre tinha o receio de ser julgado e criticado pelos amigos, familiares e colegas de trabalho…

Foi a partir dessas dores que ele decidiu buscar ajuda através das artes marciais, do teatro, curso de filosofia e oratória. 

Em 2004, ele abriu uma caminho para a sua jornada na comunicação fazendo a sua primeira palestra. 

Foi então, com essa vasta experiência que em 2008 ele criou a metodologia Tripé da Oratória, que torna a comunicação de qualquer um, muito mais segura e envolvente.

Qual o segredo dessa metodologia que ajuda as pessoas a conquistarem uma comunicação segura e envolvente em pouco tempo?

Ao ser perguntado sobre esse método que já ajudou mais de 6.000 pessoas ao longo de 10 anos… 

Yang relatou que por ter tido grandes dificuldades ao falar em público, por ter superado essas dificuldades e principalmente por ter conquistado essa posição inimaginável –  por muitos e até por ele mesmo – de um dia se tornar referência na área da oratória e ainda fundar a primeira Escola de Oratória da Bahia e hoje a Eloquence, se tornar a Escola Número 1 de Oratória do Brasil.

Por sentir “na pele” e por ter passado pela transformação, Yang ao longo do anos de aprendizado foi construindo uma metodologia que fosse rápida e objetiva para a superação do medo de falar em público. 

Afinal, hoje as pessoas não têm mais tempo para passar anos desenvolvendo uma habilidade que precisa ser melhorada imediatamente como é a oratória. 

Foi então que ele percebeu que para alcançar uma comunicação de qualidade, a pessoa teria  que ter um conjunto da comunicação bem alinhado, que no caso é: uma comunicação verbal e não verbal alinhadas, mente blindada e preparada para enfrentar as batalhas comunicativas e uma fala bem estruturada e colocada. 

Focando nisso, Yang criou a metodologia Tripé da Oratória, que aborda os principais pilares para se ter uma comunicação segura, clara e envolvente. Sendo esses pilares: 

Física e fala da oratória: postura, gesticulação, movimentação, sorriso, olhar, pausas, retirada de cacoetes, variação do tom de voz, melhoria da dicção, uso de microfones, etc;  

Estrutura da mensagem: a maneira correta de iniciar uma apresentação, como chamar a atenção para o seu tema, como inserir elementos que geram interesse no discurso e como finalizar uma apresentação. E nunca mais vai acabar uma fala com “é isso!”

Psicologia da Oratória: técnicas eficazes para a superação do medo, o controle da ansiedade, melhora a sua concentração e ter mais tranquilidade para se comunicar em qualquer situação.

Através desses pilares a comunicação clara, segura e envolvente é certa… 

Assim confirma Yang, mas claro que tudo dependendo da dedicação do aluno.

Mas em questão do tempo, como é possível em 16 horas ter toda essa transformação?

Foi aqui que ele entregou o jogo… 

“A teoria é fantástica, mas o segredo está em como você coloca a teoria na prática.” 

Em seu Curso Essencial de Oratória, toda parte teórica do treinamento é acompanhada de uma prática específica para você colocar os ensinamentos em prática e ser analisado pelo instrutor, que logo em seguida dá o feedback para o aluno continuar evoluindo. 

Isso faz com que em pouco tempo você aprenda, aplique e corrija os principais pontos da sua oratória e assim conquiste em 16 horas a comunicação segura que você tanto deseja. 

A metodologia Tripé da Oratória, apresentada nesta matéria, está presente no Curso Essencial de Oratória da Eloquence (Escola de Oratória fundada por Yang Mendes). 

Para saber mais informações sobre esse treinamento, clique aqui para ser  direcionado aoo site oficial da Escola ou clique no botão abaixo. 

2022 voufalarempúblico. All Rights Reserved.